Instruções do Exame

IgE Esp G5 Gramíneas Azevem

Instruções para paciente

O pólen de gramíneas é microscópico e viaja facilmente no ar. Todos respiram pólen de gramíneas, mas nem todos reagem a ele. O pólen de gramíneas, como o pólen de árvores e de ervas daninhas, pode viajar rapidamente em dias com muito vento, por isso, suas reações podem não ser causadas pela grama que cresce em seu quintal ou seu bairro. A fonte de suas alergias pode ser, na verdade, originada de gramados a quilômetros de distância. Sendo alérgico a gramíneas, é provável que seja alérgico à maioria dos tipos de gramíneas, se não a todas as gramíneas, já que os pólens de gramíneas têm proteínas muito semelhantes que causam alergias. Algumas pessoas apresentam também alergia na pele, por exemplo se tiverem alergia às gramíneas e tocarem em relva ficam com manchas na pele e prurido (comichão); esta situação denomina-se urticária de contacto alérgica, mas não é muito frequente.
Plantas da família Poaceae são principais fontes de alérgenos de polens de gramíneas, devido à sua ampla distribuição mundial e grande capacidade de produção de pólen.
A presença de IgE detectável não indica, necessariamente, doença alérgica, tampouco a sua ausência a exclui. Não há como interpretar a dosagem de IgE específica dissociada da anamnese e de outros exames complementares.