Instruções do Exame

Quantiferon IGRA

Instruções para paciente

INTERPRETAÇÃO
A tuberculose (TB) é uma doença contagiosa, transmitida quase exclusivamente através de partículas expelidas ao tossir, que transportam agentes patogénicos do complexo M. tuberculosis. A patogénese é caracterizada por um período de infecção subclínica assintomática, definida em termos gerais por infecção latente por tuberculose (ILTB), que pode durar semanas ou décadas. No entanto, não existe nenhum padrão de referência de diagnóstico para a ILTB.
Na maioria dos indivíduos, a infecção inicial por M. tuberculosis é eliminada ou contida pelas defesas do hospedeiro e permanece latente. No entanto, os bacilos de TB latente podem continuar viáveis e "reativarem-se" posteriormente para causar TB ativa. A identificação e tratamento de ILTB pode reduzir substancialmente o risco de desenvolvimento da doença activa.
O objetivo do teste de ILTB é identificar os indivíduos com risco acrescido de desenvolverem TB ativa; estes indivíduos iriam beneficiar bastante do tratamento de ILTB (também denominado terapêutica preventiva ou profilaxia).
No geral, o teste de ILTB é indicado quando o risco de desenvolvimento da doença a partir de infecção latente
(se presente) é elevado; os exemplos incluem provável infecção recente (p. ex., contacto próximo de uma pessoa com TB) ou uma capacidade reduzida de conter a infecção latente (p. ex., devido a imunossupressão, como no caso de crianças pequenas em contacto com pessoas com TB ativa, pessoas que vivem com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana [VIH] ou pessoas imunodeprimidas devido a medicamentos ou doenças como diabetes não controlada).